PROEX - Programa de Financiamento às Exportações

O objetivo do PROEX é aumentar a força de competitividade das empresas no exterior. Atualmente existem dois tipos de PROEX, o tipo Financiamento focado para empresas de pequeno e médio porte, e o Equalização para empresas de grande porte.

PROEX Financiamento

Focado para pequenas e médias empresas, com faturamento anual de até R$ 600 milhões, pode ser feito somente com o Banco do Brasil, qual administra o funding para o PROEX que provém da União.

Os prazos podem ser de 60 dias a 10 anos, sempre decidido em conjunto com o banco, pois avalia-se o tipo do produto ou serviço exportado.

Pode ser financiado até 100% do valor da exportação para os financiamentos com prazo de até dois anos, e até 85% do valor da exportação nas demais condições.

O interessante do PROEX é que pode financiar tanto o exportador, quanto o importador localizado no exterior, oferecendo juros atrativo. Justamente para aumentar a competitividade do produtor brasileiro.


PROEX Equalização

Para empresas de grande porte, com faturamento acima de R$ 600 milhões ao ano, o Equalização também pode financiar tanto o exportador quanto o importador.

A diferença para o PROEX Equalização, é que o Governo, por intermédio de Notas do Tesouro, credita os bancos para pagaram um bônus de juros ao exportador ou importador, para equalizar as taxas de juros do financiamento e ajudar nas condições para o brasileiro exportador, ou o importador importar do Brasil.


Para qualquer dúvida entre em contato! Envie-nos uma mensagem sem compromisso.